terça-feira, 23 de junho de 2009

Encontro articula comunidades quilombolas de Minas Gerais

Integrantes de 86 grupos de Minas Gerais participarão, amanhã (23) e quarta (24), do 1º Encontro Regional de Comunidades Quilombolas do Vale do Jequitinhonha. Realizado na cidade de Minas Novas, o encontro é uma das estratégias do movimento quilombola para sensibilizar e articular as comunidades da região.
O encontro deverá articular a comunidade para um segundo evento ainda este ano, quando deverá ser criada uma confederação para as comunidades quilombolas da região. Para os articuladores, as condições insatisfatórias dos grupos quilombolas resultam, principalmente, da falta de uma maior articulação entre eles.
"As comunidades estão entendendo a importância delas, mas de modo geral ainda estão desarticuladas, porque o trabalho de mobilização é muito novo. Mas de uns dois anos pra cá, a gente conseguiu muitos avanços", avalia Itamar Alves de Souza, um dos mobilizadores do movimento e integrante da associação da Comunidade de Quilombo.
Itamar considera que, "em termos de infraestrutura, a situação das comunidades quilombolas ainda é precária". Pontos como a saúde e a educação - que segundo Itamar deve "ser implantada com respeito às culturas tradicionais" -, serão apresentados como críticos durante o encontro.
Ele aponta, no entanto, aspectos positivos de políticas recentemente desenvolvidas pelo Estado de Minas Gerais e pelo Governo Federal. "A gente tem aqui alguns projetos importantes, como a apicultura, a piscicultura, o abastecimento de água e a geração de renda, principalmente com o fomento do artesanato", enumera Itamar.
Ao todo, participarão do evento 86 grupos de Minas Novas, Chapada do Norte, Berilo, Virgem da Lapa, Aracuaí, Bocaiuva, Capelinha, Coluna, Couto Magalhães, Francisco Badaró, Felisburgo, Itaobim, Jenipapo de Minas, Jequitinhonha, Joaima, Leme do Prado, Medina, Salinas, São Gonçalo do Rio Preto, Serro, Almanara, Merces, Diamantina.
O 1º Encontro Regional de Comunidades Quilombolas do Vale do Jequitinhonha será realizado durante a Festa da Senhora do Rosário, na Escola Estadual Doutor Agostinho da Silva Silveira. Nos dois dias, o evento ocorre das 14h às 18h.
O encontro é organizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Secretaria Municipal de Cultura di Minas Novas e pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário